Explicação sobre a veiculação de imagens

Essa nota diz respeito às objeções que têm sido feitas à divulgação de imagens na Resposta ao “chamado de unidade”. Alguns companheiros e companheiras têm dito que a divulgação de imagens do “Fora Ricardo Teixeira” teria sido anti-ético. No entanto, esses companheiros e companheiras perdem de vista que:

1- O “Fora Ricardo Teixeira” foi uma atividade convocada e divulgada pelo DCE: http://www.dceusp.org.br/2011/08/a-copa-do-mundo-e-nossa-foraricardoteixeira/. Portanto, as imagens postadas na resposta ao chamado de unidade não retratam ninguém em seu tempo livre, mas sim os diretores/as do DCE e numa atividade do DCE.

2- Embora o “Fora Ricardo Teixeira” tenha sido convocado como uma atividade do DCE, na hora não havia nehuma faixa do DCE, nenhum cartaz do DCE, nenhum panfleto do DCE. materiais de um grupo político. (Não há problema algum em os grupos políticos divulgarem a si próprios. O problema é quandofazem isso, sobretudo estando à frente da gestão do DCE. No “Fora Ricardo Teixeira”, todos os diretores do DCEfizeram propaganda do seu grupo político).

3- O que é anti-ético? É anti-ético cobrar da gestão do DCE pela conduta dos diretores/as do DCE nas atividades do DCE, ou é anti-ético a gestão divulgar uma atividade para todo o movimento estudantil, como se fosse uma atividade do DCE, e na hora não ter nenhum material do DCE, apenas do seu grupo? Essa é uma questão que cabe ao movimento estudantil da USP discutir.

4- O mesmo se deu no “15O”. O DCE convocou e divulgou o “15O”: http://www.dceusp.org.br/2011/09/saiba-o-que-e-o-15o-e-a-campanha-pelos-10-do-pib-para-a-educacao/. Mais do que isso, houve um CCA com essa pauta. Mas na hora do “15O”… nenhuma faixa do DCE, nenhum cartaz do DCE, nenhum panfleto do DCE. Só dos grupos políticos.

5- Os diretores e diretoras do DCE têm o dever de prestar contas do que fazem nas atividades do dce. E os estudantes têm o direito de cobrar dos diretores e diretoras do DCE sobre as posturas da diretoria do DCE nas atividades convocadas pelo DCE. Não cabe aos diretores(as) do DCE “não aceitar”, “não admitir”, “não tolerar” a cobrança. Quem faz parte de uma chapa para o DCE da USP e assume a gestão, deve estar pré-disposto a ser cobrado e a prestar contas do que faz nas atividades do DCE (em seu tempo livre, cada um faz o que quiser).

6-Não cabe o argumento de que “nós construímos, vocês não”. Dizer isso é o mesmo que dizer: “nós construímos, ninguém mais construiu, portanto nós temos o direito de fazer propaganda de nós mesmos na atividade”. Quem constroi uma atividade pelo DCE, tem o dever de agitar as bandeiras e o nome do DCE. E todo e qualquer estudante da USP, mesmo não tendo participado da organização da atividade, têm o direito de cobrar a postura da diretoria do DCE nas atividades do DCE.

7- Reiteramos nossa opinião de que: “15O” e “Fora Ricardo Teixeira” não deveriam ter sido as prioridades do DCE, pois as prioridades do movimento estudantil da USP são outras, e as prioridades do DCE não podem ser as prioridades de um grupo político; que a priorização dessas pautas não foi discutida no movimento, mas foi imposta de cima pra baixo; e que, ao priorizar essa pautas, a gestão do DCE secundarizou e por vezes abandonou mesmo as pautas que, essas sim, deveriam ter sido prioridade, principalmente o combate à gestão Rodas.

8- O movimento estudantil da USP tem tradição de construção, não de autoconstrução. Por isso, gostariamos de compartilhar as seguintes imagens, que retratam o movimento estudantil que queremos construir – a bandeira que queremos levantar são as nossas pautas, as nossas reivindicações, as nossas denúncias, e o logo do “DCE-Livre da USP Alexandre Vannucchi Leme”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: